Histórico
O movimento lojista em Araranguá iniciou no dia 20 de março de 1968, com a primeira reunião pró- fundação da entidade. A mensalidade inicial era de Dez cruzeiros novos, com a primeira sede funcionando em uma sala cedida nas dependências dos Irmãos Almeida.
A presença no cenário lojista estadual aconteceu em 1973, com a primeira participação de Araranguá na II Convenção Estadual dos Lojistas em Joinville. Em 1977 a entidade foi transferida para uma sala nas dependências da Casa paroquial da Igreja Matriz.
Em junho de 1979 a CDL de Araranguá recebeu a certificação, junto ao Centro de Atendimento aos Serviços de Proteção ao Crédito, habilitando-a para o uso da sigla SPC.
O ano de 1983 ficou marcado na história da entidade, pois foi quando adquiriu sua primeira sala no Edifício Katiússi, onde permanece até os dias atuais. Três anos depois, conquistou sua primeira linha telefônica, vitória que representava muito naquela época, pelas dificuldades impostas.
A união de todas as diretorias os creditou a sediar, em 1989, o Seminário Estadual de SPC’s, demonstrando, desde então, suas metas ousadas no cenário Estadual. Em 1990 adquire a segunda sala no edifício Katiússi e, um ano depois, promove a alteração estatutária, tornando os então sócios usuários de SPC em sócios do CDL.
Em 1992 foi inaugurado o auditório Manoel Salvato Pereira e, em 1993 o SPC é informatizado. Ao longo da história, a entidade sempre esteve envolvida nas questões sociais da cidade e da região, se fazendo presente, por exemplo, nas cíclicas enchentes do Rio Araranguá, no socorro aos flagelados e em numerosas campanhas de filantropia.
Sensível às deficiências estruturais da cidade, a CDL deflagra em 1994 a campanha pró-construção da sede do Corpo de Bombeiros em Araranguá. Em 1997 promove o Natal Solidário com a doação de cestas básicas. Em 98 doa uma ambulância à unidade do Corpo de Bombeiros. Um ano depois efetua o lançamento do Pró-saúde CDL.
No ano de 2000 adquire a terceira sala incorporada às outras duas de sua propriedade. Nesse ano, assume a condução do Projeto Natal Verão e sedia o Seminário Regional de SPC’s com mais de 650 participantes. Em 2001, passa a integrar o SPC Santa Catarina com representação perene em seu conselho.
No ano de 2005 a entidade adquire um pavilhão que proporciona toda a estrutura de montagem e armazenamento das alegorias do Natal Verão. Em 2006, mais uma vez mostra-se presente na cidade das avenidas, com a realização do São João no Calçadão, evento que integra, nos dias atuais, as comemorações oficiais do município.
Mas, foi em 2007 que a CDL sonhou alto e conquistou reconhecimento em todo o Estado de Santa Catarina. Araranguá, que até então era conhecida, dentro do segmento lojista, como uma das maiores delegações em convenções e seminários, disputou a sede da convenção estadual.
Unindo esforços, realizou a 39ª Convenção Estadual dos Dirigentes Lojistas, evento que ficou marcado como um dos mais bem organizados de toda a história da FCDL/SC, com a participação de mais de 1.200 pessoas, com palestrantes de nível internacional e a utilização de todos os setores receptivos da cidade.
Em 2008, destacam-se a implantação do Dia Mais, campanha mensal, e a aquisição do terreno para a sede social campestre da entidade, bem como a criação deste site, que será uma ferramenta preciosa de informação, estreitando o elo entre a entidade e os associados. A CDL de Araranguá completa 40 anos com 340 empresas associadas.